

Instruções de Manuseio do Kefir de Leite
Iniciando o cultivo do Kefir de leite
Seus grãos chegam desidratados, é a maneira pela qual o envio à distância se viabiliza. É necessário um vidro (de início e em caso de urgência, até mesmo um copo) para acondicioná-los. Seu manuseio deverá ser preferencialmente com luvas descartáveis ou colher plástica, de bambu ou madeira. A peneira aonde diariamente o fermentado será coado deverá ser plástica e fininha. Lembre-se que o leite do molho precisa ter como componente a lactose, pois é dela que os grãos se alimentam. Aberta a embalagem, despeje todo o conteúdo do saquinho em 250 a 300ml de leite e deixe fermentar por 24 horas, coando a seguir. Descarte o primeiro molho e consuma normalmente a partir do segundo dia. Após, lavar o vidro, secar ao natural e colocar novo líquido. Nunca utilize recipiente plástico para armazenar os grãos e nem colher metálica.
Na medida em que a reidratação da cultura for avançando, vá aumentando gradativamente o líquido do molho até chegar a 500ml, quando o processo se completar. Em um mês, aproximadamente, os grãos terão se recuperado e dobrado seu volume Tenha sempre em mente, entretanto, que estes 500ml não podem ser consumidos por uma pessoa de imediato. Você deve consumir inicialmente a quantidade máxima de 250 a 300ml diariamente. Após 1 mês consumindo, querendo aumentar faça-o em não mais do que 50ml por semana, exceção feita às pessoas já adeptas das dietas naturais. Não esqueça que o Kefir é um potente depurador. O consumo imediato acima disto pode ocasionar algumas reações indesejáveis como o aparecimento de brotoejas, dores estomacais, mal-estar passageiro, azia e outras mais.
O processo de reidratação dos grãos exige entre 10 dias e 30 dias, aproximadamente, com cuidados diários. Este período pode variar para mais ou menos, dependendo de vários fatores, como a qualidade dos suprimentos utilizados, os cuidados em seu manuseio, clima e temperatura ambiente. A fermentação ocorre desde o primeiro molho, porém irá atravessar um período instável e inconstante, até que a reidratação se complete e o ciclo biológico dos grãos se normalize.
Utilize no manuseio somente suprimentos adequados e de boa qualidade, recipientes higienizados e sem resquício de sabão ou cloro da água de enxague. A temperatura do molho indicada para o cultivo é de 22 graus. Admite-se uma oscilação eventual entre o mínimo de 12 graus e o máximo de 32 graus. Fora disso pode haver comprometimento da saúde dos grãos.
Após a primeira semana, passe a verificar atentamente se o leite fermentado não está excessivamente consistente. Em caso afirmativo, adicione mais leite após a peneiragem do dia.
Não lave os grãos. Se quiser vê-los melhor enquanto estiverem na peneira, derrame devagar um pouco de leite sobre eles.
O leite para a troca do molho, ao ser utilizado, deve estar na temperatura ambiente. Os grãos em fermentação dentro do vidro não devem ir à geladeira, salvo em situações breves e especiais, devendo permanecer sempre na faixa de temperatura indicada, com a menor oscilação possível, longe de insetos e com o recipiente fechado, podendo ser utilizada uma tampa de rosca, tampa de pressão, como preferir, mas sempre fechado. A temperatura de 12 graus é o limite mínimo para que a fermentação dos grãos ocorra normalmente. Abaixo disto, diminuem sua bio-atividade e não evoluem, podendo inclusive entrar em processo hibernativo. Já o limite máximo de 32 graus, quando ultrapassado, pode gerar a perda das leveduras, mesmo que ainda não se chegue de imediao à desintegração dos grãos, o que logo ocorrerá se a temperatura se elevar ainda mais.
O líquido fermentado, após coado, pode ir a geladeira por até 3 dias sem problemas, visando ajustar a temperatura adequada para o consumo. Após este período poderá ser utilizado para outros fins, como a culinária, e mantido congelado por até 1 (hum ano).
Mais algumas dicas e informações sobre o Kefir de leite
O Kefir de leite pode ser cultivado em todo o tipo de leite, porém os de origem não animal, como o de arroz, de soja, castanha, de coco e outros, podem eventualmente impedir que os grãos continuem a se desenvolver. Assim, o ideal é separar uma parte do cultivo exclusivamente para esse fim ou alternar para leite animal 1 ou 2 vezes por semana.
Em épocas de temperaturas mais frias, como as do inverno do sul do Brasil, são necessários alguns cuidados com a cultura do Kefir, como não deixar o vidro sobre o granito frio da pia da cozinha, podendo ser colocado dentro de um armário, por exemplo, em caso de uma queda brusca de temperatura. Ocorrendo temperaturas mais elevadas, o cuidado deve ser em manter a cultura refrigerada naturalmente. Colocá-la em imersão dentro de um vasilhame com água fresca é uma opção.
No tratamento da retenção intestinal, utilize o Kefir de leite com 12 horas de fermentação, em duas dose diárias de aproximadamente 150 ml cada, sendo a primeira de manhã, em jejum, e a segunda à noite, pelo menos duas horas antes de se deitar. Na mesma dosagem acima indicada, utilize o Kefir de leite com 24 horas de fermentação, se a intenção for a de manter o funcionamento intestinal regulado, e o de 36 horas se o caso for tratar o intestino solto. Nunca se deve consumir o Kefir em dietas de jejum absoluto, nem acompanhando as refeições quentes.
Muita saúde para você e sua família!