
amasi
Instruções de Manuseio do Amasi
Instruções para o preparo e cuidados com o Amasi
Apresentação
O Amasi é um iogurte infinito que se adapta bem a diferenciação de temperatura no Brasil. Seu sabor é leve e parecido com o queijo cottage.
Muitos microrganismos formam a cultura do Amasi, de classificação LAB incluem as famílias de Lactobacillus, de Leuconostoc, Lactococcus, Enterococcus, Streptococcus, Saccharomyces cerevisiae, Saccharomyces pastorianus, Candida kefyr, Yarrowia lipolytica, Candida stellata, Kluyveromyce maxianus, Zygosaccharomyces bisporus, Zygosaccharomyces rouxii, Enterobacter e Klebsiella. Ou seja, o Amasi é um poderoso probiótico que conta com mais de 30 microrganismos probióticos.
Tem-se dito que Nelson Mandela era um apreciador de Amasi e o cultivava com muito zelo num canto da janela da sala e consumindo em forma de coalhada.
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE (AÇÃO TERAPEUTICA DIRETA E INDIRETA)
-
Regula a microbiota gastrointestinal;
-
Recompõe o organismo após uso de antibióticos;
-
Pode acabar com os sintomas nos quadros de intoxicação alimentar;
-
Melhoram o desempenho do sistema imunológico;
-
Queima gordura e melhora a digestão;
-
Aumenta a absorção de nutrientes;
-
Acelera o metabolismo;
-
Promove uma depuração no organismo;
-
Aumenta a quantidade de Omega-3 no organismo
De fácil manuseio, seu preparo necessita somente da cultura inicial (pó, granulado ou pasta), leite, recipiente esterilizado e colher também esterilizada. Basta misturar o granulado ao leite e deixar em temperatura ambiente, até que após 24 a 48 horas nota-se que ele endureceu no vasilhame e uma pequena calda salienta na superficie podendo ser misturada ou descartada, como preferir. É realmente muito prático, dispensa iogurteira, e basta ter uma vez para de seu próprio iogurte retirar a matriz para o próximo.
Instruções para o manuseio
1. Esterilize copo e colher.
2. Utilize o conteúdo do pacotinho recebido misturando-o em um copo com 2 colheres de sopa de leite e deixando descansar por 15 minutos. Coloque essa mistura em 100 ml de leite e bata no liquidificador ou mixer por aproximadamente 2 minutos. Depois, despeje todo o conteúdo num recipiente de vidro e tampe com filme plástico ou papel toalha preso com elástico.
3. Deixe fermentar até que atinja o ponto de firmeza ideal. O tempo para este processo varia entre 24 e 48 horas, em temperatura ambiente em torno de 22º mas podendo variar para mais sem perder o ponto.
4. O recipiente da fermentação deve ficar totalmente estático, não o movimente ou balance nesse período. Utilize preferencialmente um vidro com filme plástico ou prenda um papel toalha.
5. Assim que perceber a consistência firme, coloque-o na geladeira para estabilizar a fermentação e a textura.
6. Após duas horas pode retirar, está pronto seu Amasi. Antes de servi-lo faça a nova partida, tirando um pouco do iogurte pronto do centro do recipiente. Para cada colher de sopa cheia retirada, coloque o equivalente a 1 xícara (100 ml) de leite fresco em temperatura ambiente.
7. O que sobrou pode ser consumido puro, com adição de frutas, a seu gosto.
8. Quando fizer pela primeira vez, não consuma o primeiro, apenas tire a próxima partida e comece a consumir a partir do terceiro ou quarto, de preferência. Nos primeiros dias o gosto ainda estará carbonatado, mas à medida que as fermentações forem se sucedendo o sabor passará a ser o natural .
9. Se você perceber que o iogurte “desandou”, seja por tempo excessivo de fermentação, por alteração brusca ou inadequação de temperatura ou clima, desproporção do leite ou falta de mistura das partes, é só tirar o excesso do soro da borda do recipiente com cuidado ou então dessorar, coando, fazendo a partida para o próximo iogurte da parte mais consistente. Se quiser proceder com mais cautela, após a retirada do soro, é só repetir o indicado no item 2, acima, utilizando liquidificador ou mixer. Se sua opção for pelo procedimento manual, há necessidade de mexer muito bem a partida com o novo leite em temperatura ambiente para que não desande. A indicação precisa para isso é de 3 minutos.
10. O Amasi é um iogurte que se ajusta perfeitamente às condições climáticas do Brasil. Não necessita de iogurteira.
11. Para se obter a partida do próximo iogurte, a fermentação tem que ocorrer em leite animal. E para que se atinja o ponto de consistência correto, a fermentação tem que ser em leite integral.
12. O Amasi permite a fermentação em leite vegetal, mas sua consistência fica bem comprometid. O iogurte pronto pode ficar na geladeira até 3 dias em condições de consumo ou pode ser congelado por até 90 dias.
13. Basta seguir estas instruções, dar manutenção e o seu Amasi será para sempre.
Muita saúde para você e sua família!